segunda-feira, 9 de maio de 2016

Alimentar as Koi


As carpas em lagoas naturais, lagos e rios desfrutam de uma oferta de insectos aquáticos, crustáceos e matéria vegetal, que se renova e elas obtêm a rebuscar no lodo. Se não houver suficiente, os peixes não morrem, mas em vez de atingirem o seu pleno potencial de crescimento, eles permanecem atrofiados. Por outro lado, um lago com koi é uma zona densamente povoada, um ambiente fechado em que as regras naturais não se aplicam. Os peixes estão dependentes do seu proprietário para tudo, incluindo a alimentação.



A dieta das Koi

Hoje em dia a tendência tem criado a ideia de que este passatempo poderia encontrar no supermercado ou cavar no jardim, rumo a uma estonteante variedade de alimentos em flocos, granulados ou extrudados ou sticks. Enquanto estas são excelentes, outros alimentos tipo guloseimas para variar a monotonia continuam a ter o seu lugar. Farinha integral, pão com moderação, alface, laranjas cortadas ao meio para que as carpas possam sugar o miolo, fatias de melancia, as minhocas de terrenos sem químicos e até mesmo camarão na casca dão definitivamente mais entusiasmo aos peixes.


Broa ou pão integral - com moderação.                                                          A vitamina C da laranja fresca é boa para as Koi.


Evitar alimentos ricos em humidade e hidratos de carbono, como ervilhas, batatas e o milho doce. Há vinte anos atrás, estes eram alimentos base, mas apenas porque não havia nada melhor. Também fora da lista estão produtos de carne e lácteos, já que contêm gorduras sólidas.






As Koi não têm estômagos; a digestão ocorre no longo intestino e quanto mais alimento lhes é oferecido numa refeição, menos é assimilado. Isto é especialmente importante em baixas temperaturas. As sobras de alimento passam, parcialmente digeridas através do sistema digestivo para criar uma carga indesejável no filtro biológico. Alguns dos ingredientes de difícil digestão nos alimentos comerciais são baratos: os carbohidratos representam entre 30 e 40 por cento do peso de um grânulo típico para Koi e também actuam como um agente de ligação e de volume.


Isto explica, em parte, a grande diferença de preços entre os alimentos de Koi similares. Fórmulas de alto teor de proteínas são as mais susceptíveis de conter farinha de peixe, que fornece desejáveis lipídios insaturados (óleos). Outros ingredientes comuns à maioria dos alimentos são cinzas (uma fonte de minerais), fibras (de valor duvidoso para carpas), humidade e vitaminas. Também presente podem ser imunoestimulantes, os probióticos (ingredientes para antecipar problemas nutricionais, em vez de meios químicos), potenciadores das cores e diversos aditivos, tais como cascas de caranguejo e lagosta triturados, a própolis também conhecida como "cola de abelhas” e argila montmorilonita em pó. Num mercado grande os fabricantes estão empenhados em ganhar a frente com ingredientes inovadores. A última tendência é a de colar os alimentos em forma de pó, que pode ser misturado como uma pasta com água ou sumo de laranja fresco.


Granulados (da esquerda para a direita e para baixo):
Pequeno, Médio, Grande, Spirulina e Pauzinhos stick


       
  

Como e quando alimentar as Koi



As carpas selvagens são nadadoras constantes, mas geralmente têm de se adaptar às nossas ocupadas agendas de trabalho e ter refeições duas ou três vezes por dia. No entanto, este regime não promover a melhor taxa de crescimento. Invistam num alimentador automático e as Koi vão ficar mais naturais, com várias pequenas refeições ao longo de um período de 24 horas.



Em lagos não aquecidos, o que e quanto distribuem para alimentar as Koi depende da temperatura. Na Primavera, quando a água atinge mais de 10ºC, iniciar a alimentação com pequenas quantidades de alimentos digeríveis, grãos com gérmen de trigo e que afundem. Conforme a água aquece mais, mudar para alimentos flutuantes mais proteicos e, depois, quando o lago começa a arrefecer novamente no Outono, voltem ao gérmen de trigo antes de deixar os alimentos por completo. Nessa altura, o metabolismo dos peixes abrandou e eles irão usar as reservas de energia armazenada, durante o Inverno. Nos lagos aquecidos, as Koi podem crescer mais depressa sem qualquer verificação, pois podem ser alimentadas durante todo o ano.


Poucas pessoas se preocupam com quanta comida dão às suas carpas; a quantidade recomendada é entre um e dois por cento do peso corporal e por dia. No entanto as jovens carpas crescem mais depressa do que as maiores e requerem mais proteína. Assim não fiquem apenas com uma marca de comida e misturem várias para as refeições. Lembrem-se de que os grânulos dependem do tamanho da menor boca no lago, uma Koi nova não vai engolir grânulos Jumbo de 12mm (0,5 pol.) de diâmetro.

É muito importante seguir as regras de quais os alimentos para os animais e qual a temperatura para dar às vossas Koi a oportunidade de atingir o seu pleno potencial. Sobrealimentação provoca mais problemas do que subalimentação e, a longo prazo provoca um caos no lago com excesso de resíduos e o filtro biológico sobrecarregado. Uma rotina com a quantidade adequada de tudo e boa escolha de alimentos dará resultado.

Guardem todos os alimentos num local seco e fresco numa embalagem que feche bem e não guardem o que sobra de uma estação para outra. As vitaminas oxidarão e existe o risco de desenvolvimento de fungos.

           

Alimentar à Mão




As Koi podem aprender, com grande entusiasmo, a comer da mão dos donos. Logo que se habituam à Vossa presença perto delas, poderão oferecer-lhes algum pão ou goluseimas para Koi para que elas se aproximem. Introduzam a mão dentro de água com o alimento. Sejam pacientes, pois uma Koi corajosa nadará para Vocês e tirará o petisco da Vossa mão. As outras copiarão a rotina e terão as Koi ansiosas até chegarem à Vossa mão para aquele miminho especial em pouco tempo. Elas também podem aprender um afecto de uma palmadinha na cabeça ou uma festa no ventre. Façam-no devagar e deixem que elas se aproximem.


Abaixo um guia geral para alimentar as Koi



Temp. ºC Quantidade de Alimento Tipo de Alimento
Menos de 10º Não alimentem as Koi Temps. a 10ºC por mais de um mês pode exigir suplementos de baixa proteína ricos em carbohidratos.
10º a 12,8º 2 a 3 vezes por semana se as Koi tiverem fome Carbohidratos, pouca proteína, alimentos laxativos. Gérmen de trigo, Cheerios, abóbora, alface e pão integral.
12,8º a 15º 4 a 5 vezes por semana se as Koi tiverem fome Adicionem grãos de baixa proteína (25%) aos vegetais. Aumentem as quantidades com a subida de temperatura.
15º 1 vez ao dia, 6 dias por semana Grãos de baixa proteína (25%) com vegetais altos em carbohidratos e fruta.
15,6º a 18,3º 1 ou 2 vezes por dia, diàriamente Subam a proteína para 35% e a quantidade de grãos. Variem a dieta com vegetais e frutos.
18,3º a 22,2º 1 ou 2 vezes por dia Dieta base de grãos com 35% proteína. Adicionem frutos, vegetais e plâncton para variar.
22,2º a 26,7º 3 a 4 vezes ao dia Grãos com muita proteína (35% a 40%) com colorantes. Adicionem plâncton, vegetais, frutos e camarão.


Nota:
Sugiro pelas melhores razões:





Ref.ª http://www.thekoikeepers.com/





Pesquisa, Tradução e Adaptação: Buarquesense

Sem comentários:

Enviar um comentário