terça-feira, 10 de maio de 2016

Começar o Seu Aquário de Água doce

Vocês estão prontos! Está na hora de montar o Vosso Aquário de Água doce. Esta é a parte interessante e a hora para decidir como vai ser o Aquário. Felizmente, já têm uma variedade de opções. No entanto, como na maioria das coisas, o tempo gasto para planear, vai dar-Vos dividendos a longo prazo. Então devem gastar tempo para a reunir informações e aprender algo sobre as Vossas escolhas. Isto irá formar e ser a base do Aquário de Água doce.

Substrato

Às vezes referido como cascalho, o substrato é o que está situado no fundo do aquário de Água doce. É uma parte vital da montagem, contribuindo para o efeito global do ambiente do mesmo.

Substrato de grão Pequeno

Se Vocês escolherem um substrato de pequena granulometria para a instalação do Aquário de Água doce, alguns Peixes tropicais irão apreciar este mais do que outros pois, quando eles estão na reprodução, torna-se um material mais adequado para o ninho. Isto é devido ao facto de que eles preferem algo que é mais fácil para eles manipularem.

Exemplos de substrato miúdo são seixos minúsculos e areia. Estes materiais são baratos e funcionam bem no tanque.

Estejam cientes de que o substrato miúdo, tal como a areia, pode causar irritação na boca do Peixe. Isto devido ao facto de que alguns Peixes lhe pegam, com as bocas, para o mudar de sítio. Além de que a areia é abrasiva tanto para o acrílico como para o vidro. Portanto fiquem atentos!

Substrato de grão Médio

Este é provavelmente o substrato mais comummente utilizado pois é de tamanho médio e inclui pedras e seixos ligeiramente maiores. Muitas pessoas escolhem este tamanho de material com resultados eficazes.

Substrato de grão Grande

Esta não é uma escolha popular num Aquário de Água doce. O tamanho do substrato inclui coisas como rochas do rio. No entanto, algumas pessoas têm uma preferência por este, pois cria uma paisagem subaquática dentro do tanque. Um problema associado com este arranjo é que todos os tipos de partículas de alimentos e outros detritos pode afundar e ficar presas entre as rochas. Isto pode causar a descoloração e poluição da Água, o que pode originar sofrimento aos Peixes.

A Relação entre o Substrato e os Seus Peixes

Estejam cientes, mais uma vez, de que certos tipos de substrato podem afectar a Água e também os Vossos Peixes. Alguns materiais podem mesmo afectar o pH da Água. Certifiquem-se de que escolhem cuidadosamente os materiais que colocam no tanque, como parte da montagem do Vosso Aquário de Água doce.

Evitar estes tipos de substrato

Vocês quererão evitar todo o tipo de substrato que possa afectar negativamente a Água no Vosso Aquário. A seguir está uma lista de alguns dos materiais a evitar como substrato: ónix, rocha vulcânica, ardósia, dolomite, geodos, calcário, conchas, granito, quartzo e arenito.


Foto: rocha calcária: http://i35.tinypic.com/a3ntxk.jpg

Devem sempre testar qualquer coisa que pretendem colocar no Vosso Aquário, especialmente se não tiver sido comprado numa loja de animais e não for adequado para Aquários. Existem dois métodos comuns para testar este tipo de substrato, quando não têm a certeza se eles podem ser colocados na Água com os Vossos Peixes.


O primeiro tipo de teste é usar pH Menos ou Vinagre. Usem um conta-gotas para colocar um pouco de um destes produtos em qualquer areia, pedras ou seixos que gostassem de usar no Aquário. Se houver uma reacção entre um deles e as rochas, como espuma ou efervescência, então o material tem Cálcio e não é adequado para a Água.


Outra opção é colocar qualquer tipo de substrato que pensam usar, num balde de Água, e, testar a dureza e níveis de pH. Esperem cerca de uma semana, e depois testem novamente. Se os níveis ainda são aceitáveis, então deve estar bom para o usar como parte do aquário de Água doce.


Tipos de testes
Muitos tipos diferentes de ‘kits’ de testes estão disponíveis no mercado. Precisarão de escolher qual é o mais adequado para o Vosso uso. Níveis de pH inadequados podem causar ‘stress’ e mesmo a morte de Peixes, por isso é essencial ter um bom teste de pH.


Altos ou elevados níveis de Amónia podem ser um motivo de preocupação. A primeira vez que podem detectar um elevado nível é na fase de arranque. No entanto, certas condições, tais como Águas poluídas, animais mortos, filtros sujos e / ou medicação, podem provocar altos níveis de Amónia.

Podem também testar os Nitritos, que devem estar a um nível inferior a 1,0.


Também podem testar os Nitratos que devem estar abaixo das trezentas partes por milhão (ppm).


Outras considerações para o Vosso aquário de Água doce:

Existem vários tipos de filtros e sistemas de filtragem, bombas, aquecedores, refrigeradores e de iluminação para o Vosso Aquário, o que será abordado em artigos adicionais.





Para garantir o uso seguro de todos esses acessórios, é essencial investir num bom adaptador de energia eléctrica, onde podem ligar o número de fichas necessárias (imagem acima) para o Vosso Aquário de Água Doce.










Sem comentários:

Enviar um comentário